Quando falamos de negócios contábeis sempre penso nos desafios que as empresas de contabilidade enfrentam atualmente.
O contador é o principal apoio gerencial de muitas empresas, e trabalham com a grande complexidade do nosso país. São as mudanças fiscais constantes, a necessidade e evolução da tecnologia, e ainda os problemas do seu próprio negócio.
Não podemos esquecer dos movimentos cíclicos de nossa economia que deixa o trabalho ainda mais complexo, junto com as incertezas.
Bem, são momentos como este que o empresário contábil deve tirar um pouco do seu tempo do operacional e liderar a sua equipe e empresa para que possa ter sucesso. Vamos falar sobre esse tema.
Conheça seus limites pessoais
Falamos sobre os desafios do empreendedor contábil. É natural querer resolver tudo, inclusive aquilo que não podemos.
Lembre-se você é humano, e, portanto, como qualquer humano possui restrições e limites. Além disso, existem forças que são incontroláveis, como a própria economia.
A melhor forma de não ficar se culpando e ser mais produtivo é se conhecer. Somente assim é possível entender quando pedir ajudar e construir uma rede de bons parceiros.
Se faça perguntas, e a sua avaliação e reflexão vão te permitir conhecer melhor em situações de stress.
- O que estou sentindo ao enfrentam um desafio?
- Quão justificado estou em minhas crenças sobre uma determinada situação?
- Meu raciocínio é lógico ou emocional?
- Pensei em todos os prós e contras da situação?
- Quais são as possíveis consequências de agir de acordo com minhas crenças?
- Os outros estariam de acordo comigo, e se não, por que não?
- Quais informações devo considerar antes de tomar qualquer decisão?
Se você tem um sócio ou uma equipe de liderança, vale a pena refletir sobre o caminho da empresa e o que está em seu alcance mudar, resolver e acelerar.
Pratique a Liderança Situacional
Você, como empreendedor contábil é uma liderança de sua equipe. E um líder é fundamental para sua organização. Uma pesquisa da Gallup demonstra que o gestor influencia 70% do engajamento do colaborador.
Embora não se tenha uma receita, adaptar a sua liderança ao cenário e as pessoas é possível e recomendável. É disto que se trata a liderança situacional.
Escrevemos um artigo inteiro sobre o tema e como você pode adotar e aproveitar dos seus benefícios para engajar o time. Liderança situacional – O que é e como adotar.
Vale a pena a leitura e transformar a forma como você apoia cada um de sua equipe.
Lidere com compaixão
Momentos de incerteza permitem que sejamos empáticos e possamos minimizar situações de ansiedade. Sabemos o quanto o medo pode prejudicar e até paralisar alguém e imagina isso acontecer com a sua equipe.
Entenda que o medo e ansiedade são reações normais. Isso pode ocorrer por falta de informação ou de envolvimento nos caminhos futuros.
Aproveite o momento para reunir e alinhar com o time as expectativas da empresa. Se preocupe em adotar uma comunicação franca e com energia, isso ajuda com que seus colaboradores possam se abrir.
Temos um artigo que demonstra como ter mais empatia na comunicação.
Planeje o Futuro
Momentos de incerteza são cíclicos. Eles sempre aparecem, e a única certeza é que terão mais momentos como este, ainda mais em um mundo VUCA.
Portanto, a melhor maneira de navegar em ambientes incertos é cuidar do seu futuro. Ao fazer isso, é é necessário iniciar com um diagnóstico que vai te te ajudar a entender melhor o momento em que sua empresa se encontra.
Com isso é possível entender os passos para se para chegar até onde se espera.
O mercado contábil está bastante rico de tendências e você pode aproveitar melhorar o seu negócio a partir disto. Conheça as grandes tendências do setor.
Inspire os outros com uma atitude positiva
Um empreendedor contábil também serve de modelo, seja para os colaboradores, clientes e parceiros.
Adotar uma postura positiva contribui para influenciar as pessoas a serem mais propositivas e felizes em seu próprio ambiente.
Seja um incentivador
Sua atitude positiva o ajudará a incentivar os outros a fazerem o melhor trabalho e a se sentirem bem consigo mesmos. Elogie por um bom trabalho e ofereça feedback.
As vezes, não oferecemos o feedback, porém os benefícios são enormes para o clima organizacional. Temos um curso no Academy sobre o tema, com ferramenta prática de feedback.
Seja um bom ouvinte
Ouvir é tão importante quanto falar porque ajuda a construir confiança entre os membros da equipe.
Fique calmo.
Você é uma bússola em relação ao futuro. É por isso que você deve estar sempre atento ao seu comportamento – se você entrar em pânico, eles entrarão em pânico.
Equilibre o seu tempo com a gestão da empresa contábil
Entendo que você é uma pessoa ocupada, mas avalie, você está usando bem o seu tempo de contador?
O seu tempo deve ser usado com algo que só você pode fazer. Se tem uma equipe, precisa delegar tarefas de baixa complexidade.
Você deve trabalhar para o seu negócio e não no seu negócio. Confuso, isso mais eu já te explico.
Isso significa que você atuar em atividades para seus clientes clientes (cobrado ou não), gerenciamento de equipe / consultas / gerenciamento da empresa e qualquer administração.
Divida seu tempo dentre essas atividades, uma composição ideal a ser perseguida é:
- Trabalho de cliente de ponta que não pode ser delegado – 30% do tempo ou menos.
- Vendas – clientes existentes e clientes potenciais / falando e escrevendo aqui também – 60% ou mais.
- Liderança – impulsionando o desempenho da equipe / empresa – 10% do tempo.
Se adotar essa mudança verá que seu negócio poderá ser mais próspero.
Conclusão
Tempos de incerteza são cíclicos e sempre ocorrem. Liderar a sua empresa contábil é um bom caminho para sair e tornar-se mais forte. Procure exemplos e parceiros e seja uma liderança ativa para a evolução do seu negócio contábil.
A KashFlow é parceira dos empreendedores contábeis e será um prazer marcar um papo com você.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.