Finalmente chegamos a 2020! E eu dou boas vindas com um artigo para o que eu chamo de tendências catracas do nosso mercado contábil.
Bem, os últimos anos foram de grande evolução no mercado de empresas contábeis. E essa evolução traz tanto inovações e oportunidades, como desafios.
Mas neste cenário de rapidez, algumas tendências vão embora do mesmo jeito que surgem. Já outras funcionam como Catraca.
Em uma catraca, depois que uma volta é dada, ela não volta mais para trás. Por isso é necessário aprender e se adaptar a esta nova realidade.
O grande segredo do Contador moderno é entender esse cenário e evoluir. É isto que quero discutir nesse artigo.
Todos esses tópicos são temas que o contador precisa incorporar, pois isso não volta mais….
Tendência 1: A busca pela diferenciação
Somos mais de 70 mil escritórios em todo Brasil conforme a informação do CFC em Janeiro de 2020.
E até pouco tempo atrás todas as empresas contábeis eram exatamente iguais. Prestavam o mesmo serviço, cobravam o mesmo valor, tinham entrega e percepção de valor semelhantes.
A comoditização de um produto ou serviço, gera problemas que vivemos recentemente, e que em economia tratamos como produtos de “mercado perfeito”. Quando uma empresa reduz seu preço, todo o mercado faz o mesmo para acompanhar o setor.
Isso só está mudando agora com a mudança do comportamento do consumo, que busca não mais um prestador de serviços e sim a solução para as suas dores. Desta forma a região geográfica do escritório perde a importância para escolha de contratação.
Dito isso, uma tendência é a busca de diferenciação, e uma das formas, mas não a única é a segmentação especializada. Pense, novos escritórios não precisam concorrer pelos mesmos clientes, podem se diferenciar e conquistar uma fatia de segmento no Estado ou ainda no País.
Essa é uma novidade catraca, não irá mudar, e a grande questão é a dificuldade em especializar aos escritórios tradicionais. Estes possuem um atendimento amplo, que amplia custos e causa ineficiência…
Além da Segmentação por Especialização, existe a diferenciação por modelo de negócio, como exemplo as Contabilidades;
- Online Econômica;
- Digital Híbrida;
- Tradicional;
- Consultiva;
- de Butique.
Tendência 2: A ampliação dos serviços com BPO Financeiro
Um problema comum em todos escritórios Contábeis que atendem PMEs, todos mesmo, é a qualidade da informação que chega para a produção de Demonstrativos Financeiros.
É incomum uma PME que tenha um financeiro muito bem organizado e muitas empresas simplesmente não adotam nenhuma forma de controle financeiro.
Mas como se resolve isso? Conheço somente duas formas.
- Com educação das empresas para realizar o processo da forma correta. Infelizmente isso é muito custoso para os escritórios e sempre possui resultados limitados.
- Realizar o processo dentro de determinados padrões, tornando mais simples a resposta ao problema, e podendo ainda ser rentabilizado.
Essa segunda forma é melhor. Cuidar do processo e estabelecer um procedimento que tenha eficiência na integração. Mesmo que não rentabilizado na forma de serviço, pode garantir a redução de custos no processo.
É isso que fazemos com nossa área de Pré-Contabilidade e que outras empresas contábeis vem adotando para eliminar o atraso e o retrabalho como a Marco Contabilidade do Pedro Nery.
Bem, voltando ao BPO Financeiro, fazer tudo isso e ainda receber pelo serviço pode ser bem melhor, não é mesmo? Por isso oferecer essa solução faz muito sentido, uma vez que os sistemas em nuvens já estão prontos para integração e que para empresas, possuir um controle eficiente do financeiro pode ser a diferença entre sobreviver ou morrer.
Essa é outra evolução Catraca e em breve teremos o serviço de financeiro associado a contabilidade, assim como aconteceu com o Processamento da Folha de Pagamento que tradicionalmente não é uma responsabilidade do contador.
Por isso preste atenção a isso, para as oportunidades e desafios. Conheça o nosso curso para BPO Financeiro em Escritórios Contábeis e esteja pronto para essa iniciativa.
Tendência 3: A chegada de Franquias Contábeis como alternativa de negócio
Olha, desde a minha chegada no mercado contábil, o modelo de Franquia sempre foi desprezado, já que os custos de abrir um escritório de contabilidade são baixos (sem barreira de entrada) e a visão que o mais importante sempre foi o empresário.
Vamos lembrar do item 1 quando discutimos a comoditização dos serviços, portanto em um mundo de iguais, por que pagar a mais para abrir seu escritório.
Porém temos a questão da diferenciação como tendência, e isso envolve, posicionamento, autoridade, reconhecimento de marca, e gastos com marketing.
Isso encarece os custos de um escritório, e dificulta a sua competição no mercado. Além disto, um escritório sem processos estabelecidos com o Fisco que temos, evoluídos após o SPED, está fadado ao fracasso.
Neste contexto, as Franquias Contábeis encontraram um formato para crescerem e prosperarem. No momento atual as principais franquias possuem o modelo de negócio como um HUB, onde o franqueado está na linha de frente, captando clientes e fazendo relacionamento e o franqueador é o BackOffice operacionalizando o trabalho.
Assim, a expertise do HUB beneficia ambos os lados.
- Do contador iniciante que reduz custos de implantação e gestão de um escritório, além de maximizar retorno com ações de marketing.
- Do franqueador que tem no Contador, uma forma de vendas e relacionamento sem igual.
Existem diversos contadores tradicionais, mudando ou observando atentos este formato e os benefícios de gestão que encontram em franquias.
Essa é mais uma catraca que girou e que se tornará mais intensa os próximos anos, inclusive com a entrada de players internacionais, pq não?!.
Tendência 4: Softwares ampliando suas soluções para o universo contábil
Em um mundo de APPs, temos cada vez mais empresas denominadas startups buscando um problema para resolver e ser solucionado.
Neste sentido temos, em nosso mercado, diversos problemas, e desafios bem claros a serem solucionados:
- Falta de documentos no processo
- Produtividade baixa do reprocessamento
- Complexidade fiscal
- Gestão de recursos humanos e processos….
Enfim, dá para ficar aqui a tarde inteira falando deles.
Em minha aula de processos gerenciais, a solução de um problema, quando não resolvido por um processo interno, você deve atacar os fornecedores (em nosso mercado o fornecedor é o cliente, entregando informação para processamento) ou os suprimentos (informações entregues). Essa é a lógica da ferramenta de SIPOC (Acrônimo para Suppliers, Inputs, Process, Outputs e Clients).
E nos parece que as empresas acordaram para isso. Não é possível focar somente no contador se você quer resolver um problema em nosso mercado. É precisa olhar o todo e transformar o contador em parceiro de solução.
Isso tem dado certo, então empresas que olhavam o contador como foco, produzindo produtos específicos, passaram a olhar para o cliente do contador e o contador como “influencer” de sua adoção.
Temos isso em todo mercado de sistemas financeiros, controle de processos, soluções fiscais, e até fintechs.
Fique atento as oportunidades de parceria com boas soluções.
Tendência 5: O mercado entende o contador como parceiro de negócio
Terminamos o item anterior falando sobre o contador como influencer, não é mesmo.
Mas isso ultrapassa o TI, que naquele caso em particular, mudou todo o foco de construção de soluções.
Agora a intenção é falar do mercado tradicional com produtos nada inovadores como seguros empresariais, assistência médica, certificação digital, empresas de registro de marca, serviços PJ em geral.
Todo mundo quer fazer parceria com o Contador e assim ter acesso de forma mais simples ao mercado consumidor de suas soluções.
Isso até inspira cautela de certo ponto do seu escritório. É preciso cuidar para que ele não se torne um verdadeiro balcão de negócios voltado para o comissionamento.
É claro, entendemos que é sadio uma empresa contábil consultiva, elevar a receita com outros serviços como a intermediação, desde que isso esteja alinhado a estratégia de atendimento ao cliente.
Fique atento e discuta isso seriamente, pois no mercado, tende a ampliar o número de contabilidades que não possuem somente receitas dos serviços tradicionais.
Tendência 6: A ampliação das oportunidades de educação e treinamento
Você reconhece algum dos nomes abaixo:
- Conta Azul Con
- Nibo Conference
- We are Omie
Se você reconhece algum dos nomes apresentados é porque você já foi impactado alguma vez pelos eventos promovidos pelos softwares financeiros que possuem foco na parceria com o Contador.
Esses eventos se espalharam e tem trazido diversas novidades na educação dos negócios contábeis, trazendo gente de peso para palestrar sobre o mercado e logicamente ajudando ao contador se tornar gestor do seu negócio.
Antes deles, tínhamos somente os eventos promovidos pelos Conselhos e Sindicatos de Classe. Essa ampliação ajudou a melhorar a qualidade geral de todos os eventos, já que é preciso de boa informação para reunir público.
Mas não é somente de eventos que vivem as oportunidades de qualificação e educação em nosso segmento.
O EAD ajudou a difundir diversos cursos voltados para as novas oportunidades da contabilidade. Nós mesmo gravamos cursos que você pode conhecer na aba cursos, onde ensinamos um pouco do que aprendemos esses anos.
Além disso temos diversas fontes de informação gratuita na internet, como esse Blog que vos escreve, e se você leu até aqui saiba que você passou as 1.500 palavras lidas, algo incomum para a média de brasileiros.
Portanto agora não tem mais desculpa, e como comentamos durante todo esse texto, você deve ficar atento a evolução do mercado e isso somente se faz com treinamento, educação e networking.
Tendência 7: Reconhecimento da importância da gestão de processos
Uma coisa que a Gestão Financeira me ensinou esses anos. Não se cresce uma empresa somente com vendas. A redução de custo e ampliação da produtividade é item essencial para mercado maduros, afinal 1 real economizado é 1 real a mais de lucro, ao contrário das vendas.
E como temos o cenário de redução de honorários em nosso mercado, afinal, quantos orçamentos de 1 salário mínimo você fez esse mês? É essencial cuidar deste tema.
Nesse sentido, cuidar dos processos é justamente economizar. Fazer melhor, mais rápido e com menos erros é a palavra de ordem.
E nunca fomos tão ajudados. Além das ferramentas genéricas de mercado para controle de processos, temos uma série de ferramentas voltadas para a gestão de escritório. Podemos citar o Nibo Obrigações, GClick, Gestta, é só procurar na internet para achar.
Acreditamos que essa será a solução para melhorar a percepção de valor dos seus clientes.
Questões para ficar atento em 2020
Ufa, estamos chegando ao final. Esse texto poderia ser muito maior se falássemos sobre tudo o que vem ocorrendo, por isso o foco na catraca, que é somente aquilo que não tem mais volta.
Esse ano ainda promete muita coisa com a evolução das obrigações fiscais e as possíveis reformas foco do governo. Podemos esperar a Evolução do SPED e ESocial, a diminuição da burocracia (reduzindo receitas dos serviços de conformidade legal) e uma reforma tributária que simplifique algo (nem que seja somente a unificação do PIS/COFINS, pelo amor de Deus).
Além disso, imagino até o final do ano ver mais a aproximação das empresas contábeis e softwares de serviços bancários, rentabilizando soluções do tipo plataforma… vamos ver, esse ano promete.
E com isso encerro o meu primeiro artigo do ano para o Blog Negócio Contábil desejando a você um excelente 2020, de muitos negócios, prosperidade e de Evolução…. É isso que espero!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.