A Vantagem Competitiva é um tema essencial para quem quer se manter no mercado, crescer e ser lucrativo. Charan propõe uma abordagem diferente da visão baseada em recursos, e mais atual para o mundo em constante mudança.
Nos últimos anos temos visto uma evolução grande nos negócios contábeis, com seus sócios contadores pensando o negócio, movimentando o mercado de tecnologia e principalmente buscando o crescimento.
Desde que iniciei minha trajetória na Omie Franquia – Unidade Maua tenho tentado ajudar os empresários do setor, levando boas práticas, fazendo eventos e divulgando conteúdo relevante.
Neste texto vou contextualizar os princípios chave do livro de Charan para os Escritórios de Contabilidade.
Cliente como ponto de partida
O primeiro dos princípios chave é o conhecimento profundo das necessidades e desejos dos clientes para desenvolver vantagem competitiva.
Com isso os negócios podem ter um vínculo direto com os consumidores e se adaptar as suas necessidades.
Temos 82 mil escritórios de contabilidade no Brasil segundo o CRC. Ao longo do tempo os negócios de contabilidade eram comoditizados. O que isso significa? Que possuíamos pouca diferenciação perante o cliente. Isso provocava uma situação de achatamento nos honorários.
Bem, esse achatamento de preços e a chegada dos escritórios online de baixo custo como Contabilizei fizeram que o mercado criasse oportunidades para contabilidades especializadas e de nicho.
Temos grandes histórias como Syhus Contabilidade do meu amigo Cristiano Fernandes Freitas que completou 10 anos focados em Startups e que o conhecimento pleno do mercado, permite gerar valor diferenciado aos seus clientes agregando serviços consultivos.
Atualmente, existe outros exemplos de escritórios que se especializaram e que possuem valor diferenciado aos seus clientes, inclusive alguns do ABC como a Contador Direto especializada em atender Desenvolvedores de software.
Conhecimento íntimo da concorrência
O conhecimento íntimo da concorrência, segundo Ran, não diz respeito somente a produtos e serviços, mas também de sua estratégia, cultura organizacional e capacidades.
Isso permite adotar as boas práticas e adotar um aprendizado constante que permite evoluir o negócio e a cultura.
Nos últimos anos, os contadores tem tido a oportunidade de trocar experiências, não só com eventos dos CRC e dos Sindicatos, mais também de personalidades como Pedro Nery, Anderson Hernandes e Altair Alves.
Tenho feito a minha parte em Mauá e no ABC, levando nomes como Wagner Xavier e Mateus Santos para Conecta Day Omie na região. Então contadores, participem, troquem experiências e se desenvolvam.
Inovação constante
Outro ponto é a Cultura de Inovação. Sabemos que a tecnologia para o setor tem evoluído.
Exemplos disso são empresas como a que represento com vários produtos para o setor (ERP, Gestor de Tarefas, Sistema Contábil e Banco Digital) e Startups como a Tributei e Apponte.me que tenho acompanhado o crescimento já que estão próximas em Santo André.
Mas Charan indica ajustes na cultura e a busca constante de melhorias contínuas. Nisso fiz uma parceria com a empresa Gescola Escola de Gestão apoiando em Cursos como PDCA Prático, que permitem levar um pouco destas metodologias de melhoria contínua para os escritórios contábeis.
Agilidade organizacional
Em agilidade organizacional, temos a capacidade de adaptação rápida a mudanças no ambiente de negócios. Isso diz respeito de ajustar a estratégia e tomar decisões ágeis.
Em Mauá e Ribeirão Pires, começamos o trabalho de contribuir com os parceiros com um diagnóstico estratégico. Ele permite que os empresários consigam observar o nível de maturidade de suas empresas e principalmente adotar o planejamento de ações. O resultado tem sido incrível!
Execução eficaz
Não poderia faltar uma execução eficaz, e para isso não são somente necessários ferramentas e tecnologias em um escritório contábil.
É preciso ter uma equipe talentosa, comprometida e treinada, realizando processos eficientes.
Tenho encontrado muitos escritórios ainda sem uma ferramenta especializada de controle de processos e sem um plano de comunicação com seus clientes. Por sorte, tenho como demonstrar o G-Click e seus avanços para organizar e produtizar o operacional das contabilidades.
Conclusão
Se você é um empresário contábil, estamos em um momento ímpar de evolução e de oportunidades no setor. Mas para crescer é preciso observar boas práticas, ter o cliente em primeiro lugar e sempre evoluir.
Bem, conte comigo, com a Omie e com a Omie Franquia – Unidade Maua , pois estamos sempre evoluindo aprendendo e aplicando conhecimento para ajudar o seu negócio. Seja parceiro… vamos destravar o crescimento dos negócios no Brasil.