Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como empresários contábeis podem arrumar tempo para se desenvolver

Liderança

Como empresários contábeis podem arrumar tempo para se desenvolver

Leandro Oliveira
Escrito por Leandro Oliveira em julho 4, 2023
Junte-se a pessoas que não param de aprender nunca

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ser um empresário contábil é uma tarefa difícil. Precisamos tratar todos os dias de várias e’s. Apoiar a equipe e, vender os serviços e controlar os processos e atender o cliente.

Em meio a toda essa sobrecarga nós contadores por muitas vezes não olhamos para o nosso próprio desenvolvimento.

Para ter sucesso profissional não podemos bloquear o nosso conhecimento, e dito isso, conversei com colegas da área de desenvolvimento pessoal para compartilhar três erros comuns do desenvolvimento pessoal de empresários e como resolver.

Problema 1: Lacuna do faz de conta

Somos líderes em nossos escritórios contábeis. Neste papel uma das nossas atividades é apoiar ao desenvolvimento da equipe.

Mas, ocorre um problema. Se não nos dedicamos ao nosso desenvolvimento isso pode interferir no próprio desenvolvimento da equipe.
Podemos ser encarados como gestor do “faz de conta”, onde ajudamos a equipe, mas não fazemos o que recomendamos.

Isso traz um grande efeito negativo. Os colaboradores perdem a confiança no gestor e passam a duvidar que dedicar tempo a carreira e ao desenvolvimento é a coisa certa a fazer.

Nesta etapa pode até existir a desconfiança que o Gestor não valoriza o aprendizado contínuo.

Não podemos nos esquecer que nos desenvolver contribui para o crescimento do escritório já que podemos perder competências essenciais para gerir o negócio.

O que fazer: compartilhe metas de aprendizado

Uma forma de resolver o problema do “faz de conta” é compartilhar metas de aprendizagem abertamente com os colaboradores.

Ao definir o seu foco e compartilhar a meta com a equipe temos dois resultados. Identificamos o que é prioritário para aprender e aumentamos o nosso compromisso com os resultados.

Quando você completa as etapas e comemora, isso cria motivação nos colaboradores a seguirem os seus passos e fazer o mesmo com o desenvolvimento.

Isso gera um ciclo maior do que o seu desenvolvimento. Cumprir etapas de desenvolvimento passa a ser o seu trabalho de motivação para os colaboradores.

Problema 2: Barreira da bolha

Com tantas tarefas no dia a dia, o empresário contábil pode sentir dificuldade de dedicar tempo de desenvolvimento fora da empresa. Ainda mais compartilhar com pessoas e em instituições que tirem a zona de conforto.

Porém, confiar somente no desenvolvimento interno, sem troca com o externo pode trazer uma visão estreita do mundo. Essa bolha interna pode prejudicar muito o desenvolvimento pleno.

O que fazer: Sessões de troca de conhecimento

Uma forma de resolver isso é abordar colegas empreendedores para organizar uma sessão de desenvolvimento de equipe.

Se você tiver um colega em outra contabilidade não competidor seria ótimo, mais você pode também abordar clientes e compartilhar com eles.

A ideia é que as equipes de ambas as empresas troquem experiências e conhecimentos. Você pode começar em uma área comum, como a administrativa ou comercial. Além disso, esse tipo de atividade pode ser feito por vídeo conferência e sem usar muito tempo.

Problema 3: Armadilha do tempo

Bem, não podemos nos esquecer da armadilha do tempo. É comum não termos tempo para investir em desenvolvimento dada a rotina.
Aqueles pensamentos surgem: Quando acabar isso vou me desenvolver, ou vou acertar quando tudo se acalmar.

Isso faz parte daquele arsenal de desculpas de empresário. Se você procurar o momento perfeito para se desenvolver vai acabar estagnado.

O que fazer: Momentos de microaprendizagem com a equipe

Você pode criar momentos de microaprendizagem e reunir a equipe para isso. Uma sugestão é reunir um grupo para discutir um livro.

Fazia isso quando trabalhava na Arco Educação e era um momento muito rico de aprendizagem. Os interessados podem assumir o compromisso de discutir um capítulo por semana, em sessões de apenas 30 minutos.

Você também pode criar um momento para assistir um vídeo de um webinar no youtube. Se você não possui tempo para algo mais longo, utilize atividades que durem pouco tempo.

Conclusão

Quanto mais empresários contábeis assumirem o controle do seu desenvolvimento, mais evitarão erros que atrapalham o crescimento do escritório.

Assuma esse compromisso com você, se desenvolva, cresça e prospere.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *